Instrumentos
Instrumentos

BERIMBAU DE BARRIGA -

O hungo ou urucungo e um dos instrumentos mais antigos do mundo originando-se a mais ou menos 15.000 anos antes de Cristo.

No continente africano era usado por mercadores ambulantes que para chamar a atenção dos fregueses batiam no arco.

Provavelmente chegou no Brasil por volta de 1538, com os primeiros escravos. Aqui no Brasil foi adaptado e conhecido como berimbau, sendo o último instrumento a fazer parte da capoeira.

O berimbau é considerado o primeiro instrumento de percussão do mundo e se tornou o maior símbolo da capoeira.

Obs.: Muitos denominam o trio de berimbaus de Gunga, médio e viola, porém, a palavra gunga ou n'gunga no dialeto africano quer dizer berimbau. Eu digo berra boi, médio e viola.                              

BERIMBÃO -
A maioria dos pesquisadores dizem que o termo vem de uma palavra espanhola, "berimbao", usada para um tipo de instrumento composto de um pequeno arco de arame com uma fina lâmina colocada no meio. O arco é seguro nos dentes do tocador, e a lâmina é dedilhada. O som é alterado com a mudança dos lábios bochechas e língua. A boca serve como caixa de ressonância. O instrumento foi trazido da Europa, foi vendido no Brasil.Arqueólogos encontraram, em um sítio arqueológico ao oeste da Ásia e provavelmente seriam do século IV. Portanto, o berimbão não tem nada a ver com culturas africanas. O instrumento é conhecido por inúmeras culturas diferentes por no mínimo quarenta nomes diferentes.

BERIMBAU DE BOCA -

Esse constitui de um arco de madeira flexível de mais ou menos um metro de comprimento, uma corda de cipó-de-imbé, uma varinha de madeira para bater na corda e uma faca para modificar o som.

O instrumento é posto no ombro esquerdo sendo segurado com a mão esquerda que também segura a faca com que as notas são modificadas. Com a mão direita, segura-se a vareta com que a corda é batida para produzir o som. A cabeça do tocador é virada para o lado esquerdo, e a corda passa entre os lábios, agindo a boca como caixa de ressonância.

O atabaque na capoeira é o responsável pela marcação do ritmo. O termo atabaque é de origem árabe, é um instrumento oriental muito antigo entre as presas e os árabes, porém  muito divulgado na África.

Provavelmente o atabaque tenha vindo para o Brasil através dos portugueses, para ser usado em festas e procissões religiosas.

O PANDEIRO

Na capoeira é um instrumento que junto com o atabaque acompanha a marcação do ritmo.

O pandeiro é um  antigo instrumento musicail da Índia. Os hebreus faziam bastante uso, sobretudo nas cerimônias religiosas. 

 

 O reco-reco é feito de gomo de bambu sobre o qual se passeia uma haste de metal. Também existe outro tipo feito de uma pequena mola. Desconhece-se a origem do nome, assim como a sua procedência.

Instrumento usado nas rodas de capoeira angola. 

 

 O agogô é um instrumento musical de percussão de ferro, entrado no Brasil por via africana. O termo agogô pertence a língua nagô e vem do vocábulo agogô, que quer dizer sino, porém, é difícil  determinar  com qual dos povos africanos o agogô veio para o Brasil.

O uso do agogô na capoeira não é de grande importância e não faz parte da bateria da capoeiragem.

Instrumento usado nas rodas de capoeira angola.